Serão 500 empresas de norte a sul do país, com destaque para o Nordeste e a Central Única das Favelas (CUF). “Nosso pavilhão será incrível”, adianta Paulo Mateus, responsável pela Apex em Portugal.
O Brasil desembarca no Web Summit nesta segunda-feira (11) com a maior delegação do mundo, à frente de países como os Estados Unidos. São cerca de 500 startups do território brasileiro, totalizando mais de mil pessoas, entre o setor público e privado. Em 2023 foram 240 empresas, cerca da metade desta edição. Mas não são só números: a diversidade também será uma marca do Web Summit 2024.
A busca pelas empresas participantes foi além da conhecida Faria Lima, no coração de São Paulo. O Governo brasileiro buscou empreendimentos de regiões como o nordeste e em parceria com a Central Única das Favelas (CUF), além de negócios com lideranças femininas por todo o país. Quem explica é Paulo Mateus, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) Lisboa, cujo escritório será aberto em breve.
“Não é só a maior delegação, é também diversa, nós decidimos ser dessa maneira. Vai ser diferente por esse aspecto, por valorizarmos muito a diversidade”, diz ao DN Brasil. Será, por exemplo, a estreia no evento da Amazon Bioprotein , liderada pela CEO Antônia Bezerra, 76 anos, que encontrou na tradição da culinária amazônica uma solução para suplementação proteica natural. O cariru, também conhecido como caruru, é uma hortaliça reconhecida por suas ricas propriedades nutricionais.
Na delegação estarão dez startups criadas em favelas brasileiras. Uma delas é a Vô Contigo, que nasceu para facilitar a mobilidade de pessoas idosas, buscando conectá-las a motoristas que passaram por curadoria e qualificação. Ivonete Guerino, a CEO, quebrou muitas barreiras para chegar aqui. “Eu sou uma mulher preta, periférica, que lidera um negócio de impacto para um público que é invisível. Então, são inúmeras camadas nas quais eu estou inserida. Quando eu olhava para o sistema, eu me sentia extremamente intimidada”, disse em depoimento à Apex.
De acordo com Floriano Pesaro, diretor de gestão corporativa da Apex, existe um compromisso do Brasil com as favelas e outras áreas fora dos centros urbanos. “A Apex Brasil tem o compromisso de conectar os empreendedores brasileiros com o mundo e as favelas são uma fonte rica de criatividade, inovação e talento, que precisamos fomentar para que o Brasil ganhe o mundo”, diz.
Para Jorge Viana, presidente da Apex, o Brasil está se consolidando como um celeiro de inovação. “A delegação brasileira é representativa de nosso ecossistema de inovação. O Brasil tem mais de 20 mil startups e tem subido constantemente no Global Innovation Index. Isto é, somos referência em inovação na América Latina, com soluções tecnológicas escaláveis em diversos segmentos de mercado que despertam interesse do mundo inteiro. E nossa delegação, que leva um número sem precedentes de empresas brasileiras ao evento, vai ajudar a consolidar a imagem do Brasil como celeiro de inovação”, afirma.
Sustentabilidade
A delegação de 500 empresas do Brasil conta com o trabalho do Sebrae, que atuou juntamente com a Apex na escolha das empresas e cuidado com a diversidade. “O Web Summit, como um dos maiores eventos de inovação global, é muito importante para mostrarmos um novo modelo de desenvolvimento, baseado em inovação, pequenos negócios e bioeconomia”, ressalta ao DN Brasil Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional.
Aqui em Lisboa, um dos focos será integrar as empresas com as demais que valorizam a sustentabilidade. “Esse modelo tem como objetivo integrar as startups brasileiras a um ecossistema global que valoriza soluções sustentáveis e de impacto positivo, que visem não apenas não prejudicar o planeta, mas sim ajudar a curá-lo”, argumenta Bruno.
Segundo o diretor, a participação do Brasil no Web Summit é importante para a consolidação do país na liderança da sustentabilidade. “A interação com investidores, grandes empresas e outras startups, possibilitada pelo evento, fortalece a visibilidade e cria oportunidades para a expansão de mercado e atração de investimentos internacionais, destacando o potencial do Brasil para ser um líder nessa nova economia. O Brasil se posiciona no Web Summit não só para promover suas startups, mas para consolidar parcerias estratégicas que reforcem seu compromisso com um futuro econômico alinhado às demandas globais por sustentabilidade e inovação”, explica.
O espaço do Brasil, que vai abrigar estas 500 empresas, está sendo planejado há meses. “Será um espaço muito bonito e acolhedor, com espaço para todas as pessoas, muitas almofadas, e uma área bem na frente para os pitches, onde teremos muita coisa acontecendo”, revela.
A área também será dedicada aos brasileiros que decidiram criar suas startups em Portugal. O Porto Digital Aveiro, por exemplo, estará presente. Segundo João José Barbosa, coordenador do Porto Digital Europa, cinco startups estão confirmadas. Além do networking, será apresentado o programa de internacionalização que é dedicado às empresas brasileiras interessadas em Portugal “Estaremos presente no evento com a missão de apresentar o seu programa de internacionalização de empresas brasileiras para a Europa e também levando 5 startups que já estão embarcadas conosco”, destaca João.
O empresário, que é português, analisa que o Web Summit é uma boa oportunidade para as startups brasileiras conhecerem mais sobre as oportunidades do mercado europeu. “O potencial que as empresas brasileiras têm para vender os seus produtos e tecnologias no mercado europeu é gigante mas ainda muito pouco divulgado, então a presença em eventos como esse é absolutamente importante”, diz.
Eduardo Migliorelli, que trocou o mercado financeiro do Brasil por Portugal há 10 anos, concorda. “Portugal oferece um ambiente favorável para investimentos, especialmente para brasileiros. Com estabilidade política, incentivos fiscais para startups, e um ecossistema de inovação em crescimento, o país é uma porta de entrada estratégica para o mercado europeu. Além disso, a conexão cultural e a facilidade de adaptação fazem de Portugal um destino atrativo para empreendedores brasileiros que buscam internacionalizar seus negócios. Portugal é, hoje, um dos melhores pontos de partida para empresas brasileiras que desejam acessar mercados globais”, explica ao DN Brasil. O brasileiro fundou a Atlantic Hub, que já ajudou na internacionalização de mais de 200 empresas do Brasil para este lado do oceano.
O CEO, em parceria com a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e a NoGap Ventures, está trazendo 70 empresas brasileiras no evento. As áreas são diversas: tecnologia, fintech, saúde, agritech, e-commerce, marketing digital, inteligência artificial e sustentabilidade. “Essa diversidade é um reflexo das principais tendências de inovação no Brasil, e estamos animados para ver como essas áreas se conectam com as demandas do mercado europeu”, destaca.
O empresário não tem dúvidas da potência do Brasil na feira. “A presença robusta do Brasil no Web Summit reflete a maturidade e o dinamismo do nosso ecossistema de inovação. Mais do que isso, mostra a vontade dos empresários brasileiros de se internacionalizarem, buscando aprendizado, parcerias estratégicas e mercados externos para escalar suas soluções”, argumenta.
Artur Pereira, country manager do Web Summit Portugal e Brasil, destaca ao DN Brasil a criatividade do mercado brasileiro. “O Web Summit atua como plataforma que conecta ecossistemas de tecnologia de todo o mundo em eventos realizados em Lisboa, Rio de Janeiro, Doha e, no próximo ano, em Vancouver. A presença de empreendedores do Brasil nesses eventos traz novas perspectivas e soluções inovadoras do mercado brasileiro”, detalha.
Ele lembra que a startup brasileira Inspira venceu o prêmio do evento em 2023. “A participação no Web Summit em Lisboa também oferece às empresas brasileiras a oportunidade de ter acesso a parceiros internacionais, explorar novos mercados e atrair investimentos. A startup brasileira Inspira que venceu o PITCH em 2023 ganhou visibilidade global após a sua vitória”, comemora.
Além do Web Summit
A feira vai até quinta-feira (14) em Lisboa e promete ser uma semana agitada. Para otimizar o tempo, a Apex realiza hoje uma sessão de boas-vindas aos participantes hoje (11) para falar sobre a agenda e os pontos principais do evento. ”Nós vamos promover um dia todo com essas empresas para poder orientar e para que eles tenham um aproveitamento maior do evento. Nós temos também programados encontros com outras delegações, como fizemos no evento do Rio de Janeiro”, explica Paulo Mateus.
Já na sexta-feira (15), após o fim do evento, haverá um dia de negócios chamado “Dia da Inovação”, com empresários portugueses. Já a missão trazida por Eduardo Migliorelli terá uma série de eventos paralelos ao Web Summit, como visitas à universidade Nova SBE, Criativo do Beato, Mercado Bitcoin, World Trade Center, Nest Portugal, Outsystems e Oeiras Valley, The Fintech House, 42Lisboa, entre outros.
amanda.lima@dn.pt
Este texto está na edição impressa do Diário de Notícias de hoje, na seção do DN Brasil.
Fonte: DN Brasil em 11.11.2024
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