De acordo com o ranking do Investimento Direto Estrangeiro divulgado pelo Banco de Portugal, o Brasil é um dos dez países com mais investidores que fazem negócios em Portugal. O dado revela o território real dos aportes financeiros no país. Essa é uma maneira de ser mais fiel possível à origem dos investidores finais, desconsiderando países de passagem, com vantagens fiscais e que servem de ponte até o destino final.
Assim, a Espanha lidera o top 10, seguida do próprio Portugal (quando o investidor final coincide com o destino), França, Reino Unido, China, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Brasil e Luxemburgo.
Os investimentos com origem no Brasil alcançaram € 5 bilhões (R$ 26 bilhões). Tradicionalmente, o investimento brasileiro mira o mercado imobiliário.
Raul Santos, sócio fundador da empresa SGS Investimentos e Aveiro Consultoria, destaca: "ter escolhido Portugal para investir está relacionado aos seguintes pontos: ser porta de entrada para a Europa, a facilidade do idioma, a localização geográfica próximo ao Brasil, os incentivos do governo português, os laços culturais entre Brasil e Portugal, os processos burocráticos mais simples do que no Brasil e as oportunidades de inovações".
Veja abaixo quanto cada país investiu, em bilhões de euros:
- Espanha - 23,6
- Portugal - 23,5
- França - 7,1
- Reino Unido - 13,3
- China - 10,6
- Holanda - 8,7
- Alemanha - 7,6
- Estados Unidos - 7,1
- Brasil - 5
- Luxemburgo - 4,3
Comments